quadratura do círculo

Há algum tempo percebo que algumas personagens da ficção dizem mais sobre mim do que eu poderia supor. Assim, tal como a inglória tentativa de um matemático em criar um quadrado a partir de um circulo, acho que finalmente encontrei os quatro vértices dessa figura geométrica que poderia representar minha vida (ou pelo menos a forma como me relaciono com o mundo):

  • Rob Fleming (de Alta Fidelidade) e sua insatisfação crônica – o protagonista do romance de Nick Hornby, tem o sobrenome trocado para Gordon na adaptação cinematográfica dirigida por Stephen Frears;
  • Jean Sorel (de O Vermelho e o Negro, romance magistral de Stendhal) e sua ambição por vezes desmedida;
  • Lawrence Breaveman (de The Favourite Game, romance de Leonard Cohen) e sua irresponsabilidade afetiva e, por fim;
  • Antoine Doinel (alter-ego de Truffaut em 5 de seus filmes) e seu romantismo pseudo-intelectual que, no fundo, esconde um canastrão de última…

Deixe um comentário