I in U

Até o dia 26 de dezembro, o CCBB de São Paulo abriga a exposição “I in U/Eu em Tu”, uma extensa retrospectiva da obra da indefinível Laurie Anderson, artista incrível que transita em praticamente todas as mídias: música, fotógrafa, poetisa, artista plástica, vídeo-artista, inventora…

Pra mim, Anderson era somente aquela cantora experimental que tinha lançado um dos álbuns mais interessantes dos anos 1980 e que tinha um quê de Brian Eno. Me refiro aqui a Big Science, álbum que deu projeção mundial ao trabalho dela e que foi um dos casos de sucesso de público e crítica mais surpreendentes tendo em vista o seu experimentalismo musical.

Quando soube de sua exposição, logo me programei para ir vê-la. Aos que tiverem oportunidade, não percam: é IMPERDÍVEL!

Abaixo transcrevo trecho do texto de apresentação da exposição, escrito pelo curador Marcello Dantas, que tenta definir em algumas palavras a artista Laurie Anderson:

Transitoriedade, o estado de movimento permanente, destinado a nunca chegar, sempre em deslocamento. Transitoriedade de espaço, de tempo, de suporte, se origem, de destino. Laurie Anderson é a grande artista da transitoriedade em nosso tempo.

Lá e cá, aquilo e isso, quando uma definição cercava sua criatividade, ela imediatamente já se colocava em outro terreno. Laurie Anderson criou uma categoria para si mesma, uma categoria definível como o estado de permanente mutação. Sua arte de transforma em diferentes mídias com a mesma suavidade com que sua voz muda de tons. Mas Laurie é, na verdade, uma criadora da mais ancestral forma de arte, uma contadora de histórias. (…)

Trecho inicial de “Em Trânsito – Laurie Anderson e a mão dupla do tempo”, de Marcello Dantas

Uma fofoquinha básica sobre Laurie Anderson que só soube há pouco: ela é casada com Lou Reed desde 2008 mas vivem juntos há muito tempo. Definitavamente uma prova de que essa de opostos se atraem é a mais pura balela.

 

Uma resposta to “I in U”

  1. inashorttime Says:

    ela foi ao brasil ha uns anos atras. disseram que o show foi bem bom.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: