novas aquisições para a discoteca

A música brasileira por seus autores e intérpretes – Vols. 2 a 8

clique na imagem para ser direcionado para a loja virtual do SESC São Paulo

Alguns anos atrás fui a um show da Patife Band (banda liderada por Paulo Barnabé que fazia na década de 1980 um “punk dodecafônico”, se assim posso definir seu som) no SESC Pompéia. Após um espresso e um momento de pura tietagem com Tom Zé! (sim, ele estava lá para o show também), fui matar o tempo até o início do show no quiosque dos produtos com o selo SESCSP. Foi lá que comprei o primeiro volume desta coleção maravilhosa que tem os registros dos programas Ensaio e MPB Especial, da extinta TV Tupi e da TV Cultura, criados e dirigidos pelo produtor musical Fernando Faro. O primeiro volume contém 12 cd’s, cada um com uma entrevista intercalada com as músicas de um artista diferente, neste volume tem Adoniran Barbosa, Bucy Moreira, Carlos Lyra, Cartola, Ciro Monteiro, Conjunto Época de Ouro, Jackson do Pandeiro, João Pacífico, Joubert de Carvalho, Lupicínio Rodrigues, Mário Lago e Paraguassú.

Mas bom mesmo foi encontrar essa semana essa promoção na Loja Virtual do SESCSP: simplesmente os outros 7 volumes, com outros 88 programas, estão sendo vendidos por R$ 249,00!!! Com frete grátis para todo o Brasil. Para se ter uma ideia, cada CD sai por incríveis R$ 2,83. É um preço muito barato para um tesouro tão precioso!!! Quem gosta de música brasileira não pode perder esta oportunidade única. Segue a lista dos artistas entrevistados nos programas de Fernanado Faro que foram registrados nesta coleção:

Ademilde Fonseca, Alaíde Costa, Antônio Almeida, Antônio Nássara, Antônio Nóbrega, Antônio Rago, Aracy de Almeida, Baden Powell,Banda de Pífanos de Caruaru, Beth Carvalho, Billy Blanco, Blecaute, Canhoto da Paraíba, Carmélia Alves, Cascatinha & Inhana, Chico Buarque, Claudete Soares, Claudionor Cruz, Copinha, Dick Farney, Djalma Corrêa, Dominguinhos, Dorival Caymmi, Elton Medeiros, Fagner, Fátima Guedes, Geraldo Filme, Germano Mathias, Mestre Ambrósio, Guilherme de Brito, Guinga, Henricão, Henrique Cazes, Hermeto Pascoal, Hervê Cordovil, Inezita Barroso, Isaura Garcia, Ismael Silva, Ivan Lins, Ivone Lara, João de Barro (Braguinha), João do Vale, João Nogueira, Joel de Almeida, Johnny Alf, Kleiton & Kledir, Lúcio Alves, Lúcio Cardim, Luiz Gonzaga Júnior, Luiz Vieira, Manezinho Araújo, Mauro Duarte e Noca da Portela, Mestre Marçal, MPB-4, Nana Caymmi, Nara Leão, Nei Lopes, Nelson Cavaquinho, Nelson Gonçalves, Newton Teixeira, Nora Ney, Orlando Silva, Otacílio Batista, Diniz Vitorino, Paulinho da Viola e Os Quatro Crioulos, Paulo Soledade, Paulo Vanzolini, Pedro Caetano, Pena Branca e Xavantinho, Quinteto Violado, Raphael Rabello, Renato Borghetti, Roberto Corrêa, Roberto Luna, Roberto Martins, Roberto Menescal, Roberto Paiva, Roberto Ribeiro, Roberto Silva, Sá & Guarabyra, Sambas da Bahia, Sérgio Ricardo, Sílvio Caldas, Taiguara, Tito Madi, Tonico e Tinoco, Zé Ketti, Zé Menezes e Zimbo Trio.

Para quem se interessar, a Gravadora Trama e a própria TV Cultura lançaram alguns destes programas em DVD. Eu só quero saber quando vão lançar o programa que tem a entrevista de Walter Franco, o que nos leva à segunda nova aquisição para a discoteca…

Vela Aberta, 1980 – Walter Franco

clique na imagem para ser direcionado para o site da Livraria Cultura

Ontem fui conhecer a Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, tinha que comprar um presente de aniversário para uma amiga e como só sei comprar discos e livros para os amigos, a escolha do local era óbvia. Enquanto estava ao telefone com a japonesa mais amazônica que há, chère Lisa, rodei a livraria atrás de algo, que logo encontrei, mas no caminho do caixa me deparo com a seção de discos, mais especificamente com expositores contendo a novíssima Coleção Cultura, projeto encabeçado por aquele responsável por tornar acessível álbuns mais do que fundamentais da música brasileira e que permaneciam esquecidos há décadas: Charles Gavin (que, para quem não sabe, é o ex-baterista do Titãs). Não tive dúvidas em comprar este que é o quarto álbum do meu mestre maior. Reedição caprichada, mais uma aquisição fundamental para a minha discoteca. Em vinil eu já tinha (relançado por Carlos Calanca através de seu maravilhoso selo Baratos Afins), agora em CD posso apreciar mais essa jóia de Walter Franco.

Deixo vocês com o texto de apresentação do álbum, por Charles Gavin:

A música de Walter Franco apresenta, desde seu primeiro disco de 1972, uma mistura ácida de rock and roll, MPB, poesia, atitude e experimentalismo. Em 1979, embalado pela repercussão da performance de Canalha no Festival da Canção da TV Tupi, o artista se trancou em estúdio para gravar o álbum mais pop e acessível de sua carreira. No repertório do novo disco se destacavam, além da própria Canalha, várias pérolas do cantor e compositor paulistano, como a Vela aberta, canção-título do LP, e as releituras de Feito gente e Me deixe mudo, clássicos de sua carreira, registrados anteriormente em Revolver, de 1975.

3 Respostas to “novas aquisições para a discoteca”

  1. DERBLAY DE ALMEIDA Says:

    quero comprar o cd ou vinil com músicas de claudionor cruz. aguardo resposta.

    • coelhoraposo Says:

      Procurei lá no SESC e eles não vendem o CD individualmente, só a coleção completa. Vou te mandar um email com mais informações.
      amplexos!

  2. […] uns 40 (com coisa muito boa e algumas nem tanto) de uma loja que havia fechado as portas, a coleção magnífica do SESC de música brasileira , meus preciosos vinis e a coleção de jazz adquiridos recentemente no Canadá e os 18 títulos […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: