“só duas coisas têm valor na vida, comida e bebida”: encontro ao acaso com Wisnik

Confesso que não tenho a menor idéia de como eu cheguei até José Miguel Wisnik. Provavelmente tenha comprado seu disco São Paulo Rio(2000) às escuras (mas lembro que comprei nos idos de 2002 na Americanas.com ou submarino, sei lá). Mas é muito legal essas surpresas que a vida nos guarda. Foi amor à primeira audição. A voz suave, as letras bem construídas, os arranjos incríveis, as participações especiais (Arnaldo Antunes, Elza Soares, Jussara Silveira. Isso sem contar com uma cozinha que traz a créme de la créme).  Esse disco me abriu as portas para a sua obra: descobri seu maravilhoso livro O Som e O Sentido(1999 – 2a. edição) ( um livro para músicos e para curiosos que só tocam o bife ao piano), o fenomenal e intimista disco posterior Pérolas aos Poucos(2003), o disco de estréia, José Miguel Wisnik(1992), que não é uma obra-prima como seus irmãos mais velhos mas é muito bacana (e como sempre tem Bocato no trombone, adoro!) e mais recentemente lançou o ainda não lido Veneno Remédi(2008), em que ele fala sobre um tema sempre relegado às páginas de esporte e tratado como assunto menor: o futebol.

Para quem não conhece, ouça aqui uma provinha, na voz de Lady Elza Soares

Comida e Bebida

(Zé Miguel Wisnik/Zé Celso Martinez Correa)

Só duas coisas têm valor na vida:

comida e bebida

comida e bebida

comida é terra

deusa terra

dê-me terra

tua velha conhecida

que você chama

pelo nome que te apraz

pois com comida sólida

ela dá de mamar

ela dá de mamar

ela dá de mamar

aos mortais


agora soma para multiplicar bebida

que o filho de sêmele trouxe divino

do fruto molhado da vinha

embebedando os mortais

e liquidando os seus ais

trazendo o sonho o apagamento

dos endividamentos de cada dia


um deus que aos deuses se dá

um deus que se põe ao dispor

não há melhor drogaria pra dor

a ele que se deve o que se dá e se recebe

o bem que se tem e que se detém

um messias que se bebe

(letra baseada num fragmento de As Bacantes de Eurípedes, traduzido por Zé Celso, Marcelo Drummond, Catherine Hirsche e Denise Assunção)


Pensando bem, acho que o que me levou até Wisnik foram as trilhas sonoras (tem hífen?) dos espetáculos do Grupo Corpo, mais especificamente a de Parabelo(1997) escrita em parceria com Tom Zé. Mas de qualquer maneira, a vida me guardou essa surpresa. Isso é o que importa.

ps. isso era para ser um post sobre os excessos e os bons ares que sopraram nesse fim de semana em minha vida, mas isso fica pra depois.

9 Respostas to ““só duas coisas têm valor na vida, comida e bebida”: encontro ao acaso com Wisnik”

  1. adorei o blog homens modernos.
    otimo saber que vc acompanha essas noticias.
    bjs

    • coelhoraposo Says:

      e ontem que me peguei passando um tempão dando uma olhada nas fotos da semana de paris na GQ magazine… Culpa tua que me levou para o lado iluminado da vida! hahahahahahaha

      • menino, te falei que uma vida feliz eh uma vida cheia de coisas belas! hahahaha. mas vc sempre duvidou disso, confessa! vou cobrar por essa viagem ao lado iluminado. qotsa, lcd soundsystem, gq, moda… pq vc nao pulou pra esse lado quando eu ainda tava ai? hahahaha sacanagem!

      • ah, e fora que a semana de moda para meninos eh simplesmente deliciosa. posso listar meus favoritos: paul smith, lanvin, raf simons, fendi, rick owens ( pra bofao! ), burberry, hermes, prada.

      • coelhoraposo Says:

        eu pulei para esse lado sim quando você estava aqui! você é que não deu valor… hahahahahahaha

  2. nhéeeeeeee cara, i´m done com os professores da USP. não vou deixar meu mau humor acabar com a sua empolgação… heheh

  3. […] falei aqui de minha paixão por José Miguel Wisnik em outras oportunidades (aqui e aqui). Não conheço sua produção acadêmica e, como não sou um acadêmico (muito menos um […]

Deixe um comentário

